Prematuridade extrema

Hoje vamos falar de bebês nascidos com menos de 28 semanas de gestação. A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Americana de Pediatria, é que acima de 20 semanas, um bebê possui chances de vida fora do útero. A equipe médica deve, então, fazer todo o possível para mantê-lo vivo. Em alguns lugares o termo “inviável” pode ser usado, principalmente para bebês de 20 a 22 semanas, dando conforto ao bebê nascido, pois prolongar o seu tempo de vida pode causar apenas sofrimento.

A importância dos cuidados neonatais na UTI

Antigamente, as chances eram raríssimas de um prematuro extremo sobreviver, e os que conseguiam apresentavam muitas sequelas. Mesmo falando dos prematuros extremos, os melhores resultados são obtidos quando o bebê nasce com mais de 26 semanas, pois a imaturidade do bebê pode gerar inúmeras complicações, que muitas vezes comprometem a sua vida, ou pode deixar sequelas perenes. Nesse sentido, os cuidados neonatais dentro de uma UTI são muito importantes para a melhor qualidade de vida do bebê.

O menor bebê do mundo

Em 2020, tivemos o caso do menor bebê do mundo a ser salvo, quando nasceu com 212 gramas,em Singapura. Geralmente os prematuros extremos nascem com menos de 1 quilo, e precisam de muitos cuidados, visto que nem todos os órgãos estão formados. 

Cabe ao Neonatologista analisar e tratar, pois cada caso é um caso, e mesmo bebês que nascem com o mesmo período de idade gestacional podem ter desenvolvimentos diferentes. É o caso de bebês nascidos de uma gestação gemelar, por exemplo. 

Veja na tabela abaixo, aproximadamente o tamanho e peso de bebês nascido no grau de prematuridade extrema:

O mais novo bebê na minha prática

Em minha prática clínica, o menor bebê que sobreviveu nasceu com 22 semanas e 5 dias, pesando 530 gramas. Ficou meses internado numa excelente UTI neonatal , e teve poucas intercorrências durante a internação. Isso é muito importante quando pensamos na possibilidade de sequelas. Mas só a prematuridade em si, mesmo sem a presença de intercorrências, pode ser um fator de comprometimento do desenvolvimento do bebê. Por isso, quem tem um prematuro, deve ter um acompanhamento do seu bebê com profissionais habilitados e experientes na área.

Dra. Jessica Soares⠀

Pediatra e Neonatologista⠀

CRM-SP 126.429 | RQE 60.897

Compartilhe esse post

Leia mais

CAPA Conheça 3 tratamentos complementares que ajudam no desenvolvimento do bebê prematuro.
Prematuros
Dra. Jéssica Soares

Por que o bebê prematuro tem alto risco de apresentar anemia?

Você já ouviu falar ou o seu bebê faz tratamento para a anemia da prematuridade. Esse é o principal distúrbio nutricional que afeta as crianças, então, continue a sua leitura para entender mais sobre como essa condição afeta os bebês prematuros e quais são os tratamentos indicados para a anemia em prematuros. 

Continue lendo...
Leia mais artigos