Idade cronológica e a idade corrigida do prematuro

Um fato sobre a gestante é que ela passa a viver em contagem regressiva para o momento do parto desde a descoberta da gravidez. Afinal, são tantos preparativos, não é? Porém, em certas situações, o bebê nasce prematuro, ou seja, antes da data provável de parto. 

Todo bebê nascido antes das 37 semanas de gestação é considerado prematuro. Seu desenvolvimento passa a ser acompanhado de perto por uma equipe de profissionais, visando a saúde e o seu bem estar. Com isso, será que devemos comparar os estágios de desenvolvimento de um bebê prematuro com o de um bebê nascido a termo? Certamente que não. Veja abaixo os motivos pelos quais deve-se usar a idade corrigida para orientar a evolução do bebê prematuro. 

Como pode a gravidez durar nove meses e ter 40 semanas?

Antes de ensinar você a diferença entre idade corrigida e idade cronológica, é necessário o entendimento a respeito da contagem das semanas durante a gestação. Geralmente, os obstetras fazem a contagem usando a data da última menstruação. Assim, observa-se por meio das semanas se o bebê está com as medidas e peso corretos, ainda dentro da barriga da mãe. O bebê nascido a termo, é aquele que nasce entre 37 e 41 semanas de gestação. Já os bebês considerados pré-termo, são os nascidos antes das 37 semanas de idade gestacional. 

Explicando a contagem das semanas

Um mês do nosso calendário pode ter entre 28 e 31 dias (Fevereiro e Julho, por exemplo). Por isso, nem sempre um mês tem exatas quatro semanas, dessa forma ao invés de contarmos os meses, contamos as semanas. 

Veja essa tabela de referência: 

  • 1 mês     = 5 semanas
  • 2 meses = 9 semanas
  • 3 meses = 14 semanas
  • 4 meses = 18 semanas
  • 5 meses = 22 semanas
  • 6 meses = 27 semanas
  • 7 meses = 31 semanas
  • 8 meses = 36 semanas 
  • 9 meses = 40 semanas 

Lembrando que essa tabela é um guia e a melhor forma de você orientar-se, é através do médico que acompanha o seu pré natal. 

Como saber a idade corrigida do meu bebê?

Agora que você aprendeu como contamos as semanas gestacionais e convertemos para meses, vamos fazer um cálculo para entender a idade corrigida do prematuro.

A idade cronológica é o tempo de vida do bebê após o dia em que nasceu. A idade corrigida é a idade que o bebê teria se tivesse nascido de 40 semanas. Por exemplo, se o nascimento aconteceu dia 10 de agosto, isso significa que no dia 10 de outubro o bebê completou dois meses de idade cronológica. Mas, se esse bebê nasceu prematuro de 35 semanas, sua idade corrigida será sempre 5 semanas (em torno de um mês) a menos do que sua idade cronológica. Ou seja, em outubro esse bebê terá cerca de um mês, se considerarmos a idade corrigida. 

Por que usar a idade corrigida é mais indicado do que se basear na idade cronológica?

Toda criança tem um tempo para aquisição dos chamados marcos de desenvolvimento. Um bebê prematuro poderá não ter o mesmo desenvolvimento que um bebê nascido a termo. Isso é mais evidente quanto menor for a idade gestacional de nascimento. Por isso, algumas referências como perímetro cefálico, peso e comprimento podem demorar entre 18 meses a 3 anos para corrigir com os de crianças da mesma idade. Em alguns casos, atrasos de longo prazo poderão ser observados, dependendo dos agravos da prematuridade. 

É por isso que é de extrema importância que profissionais habilitados acompanhem o desenvolvimento do prematuro. Dessa forma, podemos diagnosticar alterações precocemente e corrigi-las em tempo hábil.

Dra. Jessica Soares⠀

Pediatra e Neonatologista⠀

CRM-SP 126.429 | RQE 60.897

Compartilhe esse post

Leia mais

CAPA Conheça 3 tratamentos complementares que ajudam no desenvolvimento do bebê prematuro.
Prematuros
Dra. Jéssica Soares

Por que o bebê prematuro tem alto risco de apresentar anemia?

Você já ouviu falar ou o seu bebê faz tratamento para a anemia da prematuridade. Esse é o principal distúrbio nutricional que afeta as crianças, então, continue a sua leitura para entender mais sobre como essa condição afeta os bebês prematuros e quais são os tratamentos indicados para a anemia em prematuros. 

Continue lendo...
Leia mais artigos