Desenvolvimento do bebê – 7 meses a 12 meses

O foco do nosso artigo de hoje é dos 7 aos 12 meses de idade.

Relembrando, dos 0 aos 6 meses: o bebê passou por todas as adaptações de fase de sono e rotina, passou da vista embaçada para reconhecer as pessoas mais próximas. Já se mantém sentado em posição ereta, com apoio. Emite alguns sons, tenta se comunicar com seus pais e nessa fase damos início a introdução alimentar. Em um semestre, conseguimos notar uma tremenda evolução do bebê. Mas o que podemos esperar dos próximos meses? 

Dos 7 meses aos 12 meses de vida

7º mês – O bebê dessa fase, geralmente começa a engatinhar ou arrastar-se. Não precisa mais de apoios ao estar sentado e consegue buscar seus brinquedos caso estejam longe. Ele começa a entender o significado do “não”, observando a comunicação dos pais, ou cuidadores, com os dedos ou com a cabeça. Nessa fase, sílabas como mamá e papá, já são bem repetidas e podem ser associadas a mamãe e papai. 

8º mês – Durante essa fase, o bebê está mais curioso com o mundo ao seu redor. O seu sistema nervoso segue em desenvolvimento, assim como sua visão. Para quem não sabe, a percepção da visão das crianças só está 100 % completa por volta dos 6 anos de idade. Nesse momento, muitos bebês já respondem quando são chamados pelo nome e estão ensaiando o famoso tchauzinho. Na alimentação, a introdução alimentar segue como complemento ao aleitamento materno ou fórmula, mas a água já foi inserida em cerca de 800 ml por dia. 

9° mês – Sabe aquele momento em que é necessário educar? De fato, inicia-se por volta dos 9 meses de vida. Nesse ponto, o bebê já entende o que significa um “não”, e como começou a engatinhar e ter contato com objetos que estão ao seu alcance, é bem comum os pais falarem muitos “nãos”. Mas, vocês podem adaptar a palavra “não” por outra repreensão, sempre procurando desviar a atenção do bebê para um brinquedo que ele possa mexer. Ao invés de proibir, prefira oferecer opções. Lembre-se que a criança ainda não tem total clareza das coisas ao seu redor.

10º mês – Alguns bebês estão ensaiando seus primeiros passos. Pode até ser que , alguns mais apressadinhos andem aos 9 meses, mas até 1 ano é uma fase de aprendizado. Se você estiver fazendo uma introdução alimentar estilo BLW, o bebê comerá sozinho, com supervisão de um adulto, mas plenamente capaz de levar sua própria comida à boca, mesmo que faça um pouco de sujeira. Como ele segura objetos com as duas mãos, devido ao desenvolvimento neuropsicomotor, o copinho de água pode ser facilmente manuseado pelo pequeno. Na fala, é uma alegria só, tentando copiar palavras que são ditas a ele de forma repetida. No sono, pode ser que de duas sonecas ao dia, ele passe para uma. 

11° e 12º mês – Aos 11 meses, o bebê está praticamente andando sozinho. Muita atenção, pais e cuidadores, com escadas e móveis que a criança possa escalar. Brinquedos de separar por cor e de formas grandes, são muito bem vindos. Aos 12 meses, invista em livros infantis com figuras, tire um tempo para sentar e ler com seu pequeno. Explore atividades lúdicas, deixe que ele brinque bastante. A hora de aprender de fato, vai chegar. Nesse momento você irá apresentar as novidades a ele. 

Uso de telas

Gostaria de alertar pais, mães e cuidadores que a Sociedade Brasileira de Pediatria, não recomenda o uso de telas – tanto celulares, ipads, notebook ‘s ou tv’ s – em nenhuma quantidade para crianças menores de 2 anos. 

Dra. Jessica Soares⠀

Pediatra e Neonatologista⠀

CRM-SP 126.429 | RQE 60.897

Compartilhe esse post

Leia mais

CAPA Conheça 3 tratamentos complementares que ajudam no desenvolvimento do bebê prematuro.
Prematuros
Dra. Jéssica Soares

Idade corrigida e idade cronológica do prematuro – para que serve, como calcular e até quando a correção deve ser usada?

O cálculo da idade corrigida do bebê que nasceu pré-termo é um processo importante no desenvolvimento do prematuro. Tanto pais e cuidadores, quanto os especialistas que acompanham o bebê prematuro, poderão se basear na idade corrigida e na idade cronológica para avaliar o crescimento e aprendizado da criança. Mas, você sabe fazer o cálculo e até quando usamos? Nesse artigo, vou esclarecer os pontos principais acerca desse tema.

Continue lendo...
Leia mais artigos