Desenvolvimento da criança de 2 a 4 anos 

Desenvolvimento da criança de 2 a 3 anos

Nessa idade, esperamos que a criança tenha transformado o engatinhar e os primeiros passos gradualmente em marcha consistente. 

O desenvolvimento motor pode ser observado nas brincadeiras infantis. Geralmente a criança corre, chuta uma bola, pedala na “motoca”, abre portas, e sobe escadas com facilidade.

Na parte da comunicação, o vocabulário  está mais completo, geralmente conseguindo formar frases. Também aos 2 anos de idade, a arcada dos dentinhos de leite nasceu completamente. 

Desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos

Nessa fase, identificamos um maior equilíbrio na criança. Ela consegue correr com segurança em diferentes direções, sabe saltar com segurança e/ou pula num pé só alternadamente. 

Crianças com 3 anos de vida podem ser estimuladas a ter mais autonomia. Pequenas conquistas como comer e se vestir sozinhas, mas com o auxílio dos pais, se for necessário, é uma boa forma de desenvolver esse lado. Já come utilizando o garfo, lava as mãos e, podem ser incentivadas a usar o banheiro ou penico, dando início ao processo de desfralde. Cada um terá o momento certo conforme o seu amadurecimento. 

A linguagem de crianças nessa idade é bem desenvolvida. Nos seus diálogos, a criatividade aparece, com várias invenções de personagens, agindo como se fosse médico, motorista, papai ou mamãe, utilizando objetos que, na imaginação, são “ferramentas” de trabalho das pessoas que ela imita.

Para essa fase dos 3 anos de vida, a socialização é parte fundamental do seu desenvolvimento. É comum fazer amiguinhos e participar de jogos e brincadeiras. A educação dos pais nesse momento é muito importante pois a criança já pode compreender quando suas ações são certas ou erradas. 

Pode ser que no início desse convívio ela tenha que aprender a dividir, se não tem irmãos, e comece a lidar com sentimentos novos, o que ainda é muito confuso para ela. Ensine seu filho a lidar com frustrações, a entender que não se pode ter tudo que deseja e como ele vai gerir suas emoções com outros indivíduos. O exemplo dos pais é fundamental para esse processo. 

Dra. Jessica Soares⠀

Pediatra e Neonatologista⠀

CRM-SP 126.429 | RQE 60.897

Compartilhe esse post

Leia mais

CAPA Conheça 3 tratamentos complementares que ajudam no desenvolvimento do bebê prematuro.
Prematuros
Dra. Jéssica Soares

Por que o bebê prematuro tem alto risco de apresentar anemia?

Você já ouviu falar ou o seu bebê faz tratamento para a anemia da prematuridade. Esse é o principal distúrbio nutricional que afeta as crianças, então, continue a sua leitura para entender mais sobre como essa condição afeta os bebês prematuros e quais são os tratamentos indicados para a anemia em prematuros. 

Continue lendo...
Leia mais artigos