A Importância do Pré-natal

A Importância do Pré-natal Para o Nascimento Seguro do Bebê

O acompanhamento pré-natal é imprescindível para que mãe e bebê tenham saúde durante a gestação completa. Também é durante esse período que a mãe pode tirar suas dúvidas e se preparar para o nascimento do filho. Não só amparo fisicamente, o pré-natal permite que a mãe tenha apoio psicológico, visto que o obstetra estará atento às mudanças conforme os meses de acompanhamento.

Quando devo começar o acompanhamento pré-natal?

Sei que muitas vezes a gestação não é planejada. Nesses casos, você deve procurar acompanhamento pré-natal assim que descobrir a gravidez. Procure um médico de sua confiança, que lhe dê segurança e não tenha receio de perguntar. Todas as suas dúvidas devem ser retiradas em consulta. Sei que há muitos meios de se informar através da internet – inclusive aqui no blog você encontrará vários artigos com informação relevante – mas lembre-se de que os sintomas e reações que outra mulher vivencia, não serão as mesmas que você. Nada substitui o acompanhamento médico e a visão de quem dedica anos da vida aos estudos para cuidar de gestantes. 

Se você está pensando em engravidar, é interessante buscar um profissional algum tempo antes, pois há exames que garantem uma gestação mais segura e saudável. No mínimo 6 meses antes é o tempo ideal para o preparo de uma gestação.

Quais são os exames solicitados pelo obstetra?

Veja abaixo alguns exames feitos para que a saúde da mãe não seja comprometida durante a gestação e o bebê tenha um excelente desenvolvimento. 

  • Urina;
  • Fezes;
  • Hemograma completo;
  • Glicemia;
  • Sorologia para Hepatites virais;
  • Sorologia para HIV e Sífilis;
  • Sorologia para citomegalovírus (CMV);
  • Reação à toxoplasmose e rubéola.

Algumas dessas doenças podem ser transmitidas ao feto, e o tratamento adequado é poder evitar que ocorram complicações decorrentes dessas patologias. Esse é mais um ponto que mostra a importância do pré-natal, dessa forma evitamos malformações e partos prematuros.

Além disso, ultrassons devem ser realizados durante a gestação. Entre 11 semanas e 3 dias a 13 semanas e 6 dias está indicada a ultrassonografia morfológica de primeiro trimestre, exame que permite saber se há suspeita de alguma síndrome cromossômica, como  a Síndrome de Down.

Outras patologias que o pré-natal pode diagnosticar: 

  • Diabetes Gestacional; 
  • Hipertensão ou pré-eclâmpsia;
  • Alterações na tireoide.

O obstetra também pode solicitar outros exames, caso sinta a necessidade. Não fique com receios, pois o maior objetivo é cuidar de você e do bebê.

Consulta pré-natal pediátrica

Chegou a hora de falarmos sobre pré-natal e pediatria. Enganam-se os pais que acreditam que devem conhecer o pediatra apenas quando o bebê nascer. Recomendamos que em torno da 32ª semana, tanto a mãe quanto o pai, realizem uma consulta pediátrica para conhecer o especialista que acompanhará o seu filho durante a primeira infância. Esse relacionamento entre profissional e paciente é extremamente importante para o desenvolvimento da criança. 

A consulta serve para você ficar segura quanto ao profissional, e também tirar dúvidas referente ao recém-nascido.

Aos meus pacientes procuro orientar sobre a parte nutricional, responsável por desenvolver funções cognitivas e fisiológicas do bebê; bem como trazer informações para os pais importantes nos primeiros dias de vida do recém-nascido, a respeito da amamentação e do sono. 

Dra. Jessica Soares⠀

Pediatra e Neonatologista⠀

CRM-SP 126.429 | RQE 60.897

Compartilhe esse post

Leia mais

CAPA Conheça 3 tratamentos complementares que ajudam no desenvolvimento do bebê prematuro.
Prematuros
Dra. Jéssica Soares

Por que o bebê prematuro tem alto risco de apresentar anemia?

Você já ouviu falar ou o seu bebê faz tratamento para a anemia da prematuridade. Esse é o principal distúrbio nutricional que afeta as crianças, então, continue a sua leitura para entender mais sobre como essa condição afeta os bebês prematuros e quais são os tratamentos indicados para a anemia em prematuros. 

Continue lendo...
Leia mais artigos