Não são poucas as perguntas que recebo no consultório sobre quais são os inimigos do sono do bebê, o que fazer e o que não fazer para proporcionar uma boa noite de sono para o recém-nascido.
Por isso resolvi apontar quais são, na minha opinião, os principais inimigos do sono do bebê, e como você pode deixá-los fora da rotina do seu filho.
Ignorar a soneca
O sono não é acumulativo. Muitos pais acham que ao pularem as sonecas o bebê poderá dormir mais durante a noite. Aí está um grande engano.
A exclusão das sonecas na rotina pode gerar cansaço excessivo, irritação e desconforto aos bebês. O ideal é que a última soneca não seja tão próxima ao horário do sono da noite. Isso realmente pode dificultar o sono noturno.
No primeiro mês de vida, o bebê costuma dormir de 16 a 18 horas por dia, sendo nove dessas horas apenas à noite e o restante durante o dia. Mas não tenha tantas expectativas. Vai levar tempo para o bebê dormir a noite inteira. É absolutamente normal o bebê despertar durante a noite. Ele ainda não está maduro neurologicamente para voltar a adormecer sozinho.
Cortinas abertas
A percepção de que é noite e está na hora de relaxar e adormecer pode ser criada com o apagar das luzes no quarto. Ao deixar as luzes acesas, deixar a claridade entrar pelas janelas ou coisa parecida, você está estimulando o bebê a ficar acordado, ao invés de pegar no sono. É o ambiente escuro que induz o organismo a descansar!
O relógio biológico do bebê, como o meu e o seu, usa a pouca claridade para assimilar que está de noite, por isso, é aconselhável que antes de colocar o bebê no quarto para dormir, você mesmo entre nele e prepare o ambiente.
Desligue a luz, TV e as outras telas que existirem e deixe a iluminação do quarto mínima e, só aí leve o seu filho para dormir.
Desta forma, o ambiente está mais favorável para dar os estímulos certos para que o bebê relaxe e adormeça.
Sem hora para dormir
O momento de dormir deve ser confortável, relaxante e não existe um guia instrutivo para todas as famílias de como colocar a criança para dormir corretamente, mas isso não significa que o ideal seja ir dormir diariamente de formas diferentes, sem rotina. A criança pede uma rotina. E não é diferente na hora de dormir.
O caminho que leva ao sono tranquilo é beneficiado quando consegue ser incorporado pela criança de forma natural. Criar passos padronizados para chegar até a hora do sono ajudam a fazer isso. Por exemplo, alguns bebês ficam super relaxados tomando um banho morno próximo a hora de ir dormir. Outros precisam de música de ninar. Você vai precisar conhecer o seu bebê para entender a necessidade dele.
Conclusão
Os cuidados principais estão nos detalhes, talvez você acredite que as sonecas diurnas possam ‘roubar’ um pouco do sono reservado para a noite, mas, na verdade, seu filho vai ficar muito cansado sem elas, e isso vai causar irritação.
Além disso, cansaço excessivo e agitação são inimigos clássicos do sono do bebê. Nada de claridade no quarto. Dormir em um ambiente escuro e sem distrações como a TV são o ideal para o seu filho.
Por último, importe-se em criar uma sequência de passos rotineira para a hora de dormir, assim todo o processo fica mais natural para a criança.