Será que o meu bebê dorme pouco?
Ou, o que fazer para que o seu sono seja tranquilo?
Perguntas assim parecem sem respostas simples.
Para contribuir para a solução de noites mal dormidas, resolvi compartilhar algumas dicas para um sono mais tranquilo e como usá-las, na prática.
- Atenda ao choro do bebê
O choro é uma das principais formas de comunicação do bebê, portanto, chorar pode significar um pedido de atenção aos pais.
Caso o seu filho chore no instante que é colocado no berço, você não precisa pegá-lo no colo de imediato. Algo que você pode fazer é tocá-lo com carinho e ver se ele voltar a dormir.
Os pais, no que lhes cabe, ao demonstrarem presença quando o bebê chora, fornecem um ‘sinal’ de que ele não está sozinho, tranquilizando-o.
Caso o recém-nascido continue a chorar, e mesmo no estado de sonolência não “pegue” no sono, uma boa sugestão pode ser pegá-lo no colo e niná-lo por algum tempo.
- Fórmulas
Uma noite inteira de sono para um bebê é diferente de uma noite inteira de sono para um adulto.
No momento de introduzir hábitos ao seu filho é preferível que você busque conhecê-lo, ao invés de tentar encaixar regras rígidas na rotina dele.
Também para o sono não temos uma fórmula ideal, e, até que cresça, o bebê pode precisar do adulto para adormecer.
Portanto, no lugar de fórmulas prontas, conhecer o seu filho pode ser uma boa solução para um sono tranquilo. E, observar o que você e a sua família podem oferecer para que o sono do pequeno seja cada vez melhor e sossegado. Quem cria as regras na sua família é você.
- Conforto
Quem usa calças jeans como pijama?
Quem dorme de terno e gravata?
Tudo o que você não quer ao se deitar para dormir é se sentir apertado e desconfortável a noite inteira. O sono pode até vir, mas não é tranquilo.
O mesmo podemos dizer para as crianças, elas também preferem pijamas confortáveis, algo mais soltinho, agradável e de tecido leve.
Fora a roupa, deixar o ambiente escuro, com TVs e telas desligadas pode trazer ainda mais aconchego. Esses também podem ser aliados para o sono do bebê.
Conclusão
Não existem manuais atemporais para o sono tranquilo, antigamente algumas pessoas diziam que deixar a criança sozinha no quarto chorando era algo bom, dessa maneira ela aprenderia que está na hora de dormir. Mas, na verdade, vimos que há alternativas menos estressantes para o bebê.
O ambiente de dormir do bebê tem que dar vontade de relaxar, fechar os olhos e adormecer tranquilamente.
Um pijaminha confortável, um ambiente escuro, e o quarto longe de muito barulho podem ajudar o recém-nascido a ter uma boa noite de sono.